Alguns comerciantes on-line ignoram as regras
Por Susannah Streeter e Joanna Hall BBC News
28 de dezembro de 2018
Legenda da imagem Vários regulamentos se aplicam para negociação on-line
Uma investigação da BBC mostrou que alguns varejistas on-line ainda não estão cumprindo os regulamentos de venda à distância trazidos para proteger os consumidores que fazem compras on-line ou por correspondência.
Trading Standards também foi criticado por não fazer o suficiente para fazer cumprir este aspecto da lei do consumidor.
É uma obrigação legal para os vendedores de dar aos compradores um reembolso incondicional total, incluindo os custos iniciais de entrega, desde que o comprador informe o vendedor que eles desejam devolver as mercadorias no prazo de sete dias úteis.
É porque, ao contrário de uma loja, os clientes são incapazes de examinar os bens antes de comprá-los. Existem algumas exceções, como CDs não embalados e bens perecíveis, mas caso contrário, o dinheiro deve ser creditado na conta do comprador o mais rápido possível e dentro de 30 dias, no máximo.
Em junho, a BBC descobriu que a Next tinha violado a lei do consumidor ao não reembolsar essas acusações. O varejista agora mudou sua política, mas outras lojas on-line ainda não estão em conformidade com as regulamentações que foram introduzidas há 10 anos.
Em setembro, nós pedimos um item do site de bolo online, Cake-Stuff. Cancelamos o pedido dentro de sete dias úteis, mas o varejista não reembolsou as despesas de entrega e ainda não o fez.
Nós compramos sapatos de e-boutique, Glamorous Sole, enviou-los de volta dentro do período de reflexão, mas os custos de entrega não foram reembolsados apesar pedidos.
O proprietário agora nos disse que ela só começou o negócio em agosto e não estava ciente desta parte da lei. Ela agradeceu-nos para apontar, reembolsado os nossos custos e disse que ela sempre reembolsar a taxa de agora em diante.
O varejista de roupas Boden também inicialmente não reembolsar as taxas de entrega automaticamente nas três ocasiões em que pedimos e, em seguida, devolvido mercadorias. O varejista fez embora reembolso a taxa quando foi gótico.
Boden disse-nos que cumpre com os regulamentos de venda à distância, mas fez alguns erros com as nossas ordens que pediu desculpas e salientou sempre que tais erros são identificados eles sempre serão corrigidos. Acrescentou que oferece um período alargado de retorno padrão de três meses.
A associação de consumidores Qual? Diz que não é surpreendido com o nível de confusão que descobrimos.
É possível que existam oficiais de Padrões de Negociação por aí que precisam de mais treinamento e orientação sobre esses regulamentos Ed Davey, Ministro do Consumidor
"Este ano, que olhou para mais de 80 varejistas e descobrimos que mais de um quarto não estavam cumprindo as leis. Eles não estão dando os compradores seus direitos completos", diz Jenny Driscoll de Quais ?.
Outros varejistas on-line dizem que é frustrante ver empresas que não cumprem a lei.
"Custou-nos pouco mais de £ 5.000 no ano passado em reembolso de encargos de entrega e envio de itens que as pessoas tinham retornado para outro tamanho", diz Paul Neve de Ipswich, que vende artigos de equitação de sua loja online.
Mas, como consumidor, o Sr. Neve descobriu que outras empresas não lhe reembolsaram o montante total. Ele se queixou ao seu escritório local de Padrões de Negociação, mas eles disseram-lhe para ir para o tribunal de pequenas causas.
"O problema com ir ao tribunal de reivindicações pequenas para reclamar encargos de £ 2.50 a £ 5 é que o custo é mais do que isso, especialmente se você levar em consideração o tempo que leva para fazer a papelada eo tempo necessário fora do trabalho. Não vale a pena ", diz ele.
Perguntamos aos funcionários das Normas de Negociação em todo o Reino Unido qual era a sua política quando confrontados com tais queixas. Descobrimos que, dependendo do escritório, o conselho dado aos consumidores e as medidas tomadas variavam amplamente.
O Trading Standards Institute disse que todos os serviços têm que equilibrar as demandas sobre eles com os recursos que eles têm disponíveis.
"Embora os serviços muitas vezes querem intervir em disputas individuais onde uma empresa não está cumprindo suas obrigações legais, isso simplesmente não é possível em muitos casos", diz Richard Webb, diretor de comércio eletrônico no Trading Standards Institute.
"Os profissionais de Padrões de Negociação reconhecem quão frustrante é para os indivíduos que acham que sua queixa ou problema não pode ser resolvido, mas cada serviço se concentrará nas questões que mais importam em sua localidade".
O ministro do Consumidor Ed Davey disse-nos que as normas comerciais têm os poderes para impor os regulamentos de venda à distância e que o governo está ansioso para que eles usem esses poderes, se necessário.
"É possível que existam oficiais de Padrões de Negociação por aí que precisam de mais treinamento e orientação sobre esses regulamentos, mas eu sei que existem muitos casos em que os Padrões de Negociação estão aplicando os regulamentos e os Padrões de Negociação devem ser sempre o primeiro porto de chamada para tais queixas, " ele diz.
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